Terapia Ocupacional Infantil, você sabe o que é?

Menino no balanço de terapia ocupacional infantil -

O que é terapia ocupacional infantil?

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) define Terapia Ocupacional como uma “Profissão de nível superior voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade”.

A terapia ocupacional infantil visa promover a prevenção, tratamento e reabilitação de crianças que apresentem quadros de alterações sensoriais, afetivas, cognitivas e psicomotoras.

No momento que a criança tem dificuldade de atingir as etapas esperadas do desenvolvimento infantil, ou responde diferente aos estímulos sensoriais do ambiente, a terapia ocupacional infantil pode ajudar analisando os fatores que podem estar acontecendo para propor estratégias que contribua no desenvolvimento de novas habilidades. Além disso, é essencial que a criança passe por todos os estímulos cruciais, pois são importantes para o desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial.

O que faz a Terapia Ocupacional infantil?

A terapia ocupacional infantil trabalha com atividades para possibilitar a reabilitação de indivíduos de todas as faixas etárias que possui limitações no aspecto psicomotor e cognitivo no dia a dia. Os profissionais que atuam na área acompanham e realizam as atividades em conjunto com seus pacientes para proporcionar uma maior autonomia e desenvolvimento.

No dia a dia é constituído por diversas atividades que necessitam de habilidades para executar. Algumas atividades podem ser simples, mas para pessoas que tem limitações é difícil realizar esses exercícios de forma adequada. Dessa forma, o terapeuta ocupacional é o profissional que vai ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas (ocupações). Quais são essas atividades? Relacionadas a tarefas de autocuidado, produtividade, lazer, e atividades sociais.

Quando a criança precisa do atendimento de terapia ocupacional?

É importante ressaltar que cada criança tem seu ritmo, mas quando apresenta algum sinal de atraso no aspecto psicomotor e cognitivo é importante ficar em alerta e procurar um profissional para auxiliar nesse processo.

A terapia ocupacional infantil é necessária quando a criança tenha algum tipo de limitação ou transtorno. Entre eles, estão: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, dificuldades na escola, entre outros. É extremamente importante buscar um profissional para avaliar quando identificar alterações ou atrasos no desenvolvimento infantil. Como a terapia ocupacional infantil pode contribuir com o aprendizado da criança?

  • Estímulo do brincar social e funcional;
  • Estimulação;
  • Integração sensorial;
  • Treino das atividades de vida diárias.

Todos esses pontos são importantes para proporcionar autonomia, diminuir transtornos sensoriais, interação social e independência. Contudo, são benefícios que contribuem significativamente para o aprendizado e uma melhor qualidade de vida.

Como funciona o atendimento de terapia ocupacional infantil?

O atendimento de terapia ocupacional infantil, geralmente, é abordado de forma lúdica. Trabalhar com brincadeiras e jogos estruturados são fundamentais para atingir os objetivos e conseguir alcançar as habilidades importantes para as etapas do desenvolvimento infantil.

Para ajudar a criança a desenvolver novas habilidades, o terapeuta ocupacional vai promover jogos com o objetivo de respeitar regras e controlar as frustrações ao perder. Uma boa estratégia para ajudar nesses aspectos são as rotinas de recompensa e o método ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada).

É importante utilizar o método ABA nas sessões, porque é primordial que tenha continuação para que tenha resultados positivos. Quando o ABA é inserido nas sessões e são feitas intervenções em conjunto com outros profissionais, que trabalha junto com a criança dando continuidade e introduzindo outras estratégias que complementam a terapia, a criança só tem a ganhar.

A importância do acompanhamento profissional

É importante ressaltar que se a criança apresentar algum atraso cognitivo ou psicomotor é fundamental procurar um terapeuta ocupacional infantil. As crianças que precisam de intervenção desse profissional são apresentadas exercícios e objetos para realizar movimentos. São atividades terapêuticas importantes que ajudam na autonomia e qualidade de vida para as crianças.

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também a nossa plataforma de cursos online gratuitos, clicando aqui!

Siga nossa página no Instagram @soeducador, postamos conteúdos incríveis lá! 🙂

Referência

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Definição de terapia ocupacional. Revista O COFFITO. Brasília. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=23#. Acesso em: 02 maio 2022.

Conheça as vantagens da terapia ocupacional para crianças. Saúde e bem-estar, 2021. Disponível em: https://www.gndi.com.br/saude/blog-da-saude/terapia-ocupacional-para-criancas. Acesso em: 02 maio 2022.

Quando a criança precisa do atendimento de terapia ocupacional? Instituto Neurosaber, 2017. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/quando-crianca-precisa-atendimento-de-terapia-ocupacional/. Acesso em: 02 maio 2022.

Terapia ocupacional. Clínica interação, 2020. Disponível em: https://www.clinicainteracao.com.br/especialidades-terapeuticas/terapia-ocupacional-infantil/#:~:text=A%20Terapia%20Ocupacional%20Infantil%20visa,%2C%20cognitivas%20e%20psico%2Dmotoras. Acesso em: 29 abril 2022.O

Autor

Kelly Silva

Kelly Silva

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...

Quer receber
mais conteúdos
GRATUITAMENTE?

Receba em primeira mão conteúdos relevantes do mundo educacional, basta preencher o formulário abaixo!

Fique tranquilo...